Saúde

Pelotas confirma primeiro caso de Monkeypox

Trata-se de uma mulher de 18 anos que procurou atendimento em uma Unidade Básica de Saúde, onde o exame foi coletado.

Divulgação -

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou o primeiro caso de Monkeypox, registrado em Pelotas, nesta sexta-feira (2). Trata-se de uma mulher de 18 anos que procurou atendimento em uma Unidade Básica de Saúde, onde o exame foi coletado. A Vigilância Epidemiológica mantém o monitoramento das pessoas que tiveram contato com o caso positivo, que segue em isolamento. 

A Prefeitura tem preparado a rede de saúde para a identificação de pessoas com sintomas da Monkeypox desde o mês de julho, discutindo medidas junto a 3ª Coordenadora Regional de Saúde e membros do Comitê de Enfrentamento. Já no mês de agosto, as equipes de Atenção Primária, de estabelecimentos privados de saúde e dos ambulatórios das universidades, começaram a participar de capacitações e a conhecer o Plano de Contingenciamento desenvolvido sobre a doença para o município. Dessa forma, a identificação do primeiro caso na cidade se tornou mais rápida, agilizando o isolamento e a orientação à paciente e os seus contatos próximos. 

Até o momento, foram notificados 24 casos suspeitos da doença em Pelotas, com 18 resultados negativos e um positivo. 

A Monkeypox foi considerada uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, foi confirmada a transmissão comunitária, pela Secretaria Estadual da Saúde, no Rio Grande do Sul. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Refispel 2022 arrecadou 4 milhões em seu primeiro mês Anterior

Refispel 2022 arrecadou 4 milhões em seu primeiro mês

HemoPel está com baixo estoque de sangue Próximo

HemoPel está com baixo estoque de sangue

Deixe seu comentário